Comprometida com a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade, a saúde da população e em manter a cidade bem cuidada, a Prefeitura conta com o programa “Contagem Mais Limpa”, que abrange vários serviços de limpeza urbana. À frente de todas essas ações indispensáveis para o município, uma equipe disciplinada e cheia de energia trabalha diariamente com a consciência de que sua atuação faz toda a diferença no presente e, também, para o futuro.
As atividades das equipes de limpeza urbana ocorrem em várias frentes: capina, varrição, roçada, coleta de resíduos, ecopontos e agentes de vilas. Atualmente, são 801 trabalhadores incansáveis e comprometidos com a missão de manter a cidade mais limpa.
“Nós, que somos da equipe de capina, cuidamos com muito carinho da cidade, sabemos que é um serviço muito necessário. E as pessoas reconhecem, sempre nos servem uma água, ajudam a manter tudo limpo, torna tudo mais fácil para gente”, contou Douglas Júnior Pereira dos Santos, que integra a equipe de capina de Contagem há um ano.
Somente no primeiro trimestre de 2024, foram 616 km de vias capinadas, 876 km de roçada mecanizada e 701 km de varrição manual em todos os bairros do município. A título de comparação, a média da distância percorrida pelas equipes é semelhante ao deslocamento de Contagem até Brasília.
O trabalho diário de capina, varrição e roçada traz inúmeros benefícios para a cidade, um dos principais, a diminuição do lixo que vai parar nas redes de drenagem e, por consequência, reduz o risco de alagamentos em períodos de chuva. Tanto que Contagem vem sofrendo cada vez menos com eventos climáticos, graças às diversas ações, que começam com a limpeza da cidade até as obras estruturantes realizadas. Além de melhorar a segurança de pedestres e motoristas.
O jovem Carlos Eduardo Benedito, que também é morador de Contagem, no bairro Parque São João, sabe da importância do seu trabalho. “Eu fico feliz de ver que cada vez menos acontecem problemas nas ruas quando chove, sei que é graças ao nosso trabalho, que deixa a cidade sempre limpa e aí não tem bueiro entupido. Sinto orgulho por poder ajudar um pouco. Trabalho todos os dias com prazer”, destacou.
Sandro Januário da Silva, que exerce um papel fundamental como agente de vilas, ajudando a recolher o lixo em áreas de difícil acesso para os caminhões da coleta de resíduos, também reforçou a necessidade vital do trabalho da limpeza urbana para o meio ambiente. “Nosso trabalho ajuda muito a combater os alagamentos, preservar os rios, os córregos, recolhendo o lixo nas vilas, em áreas que precisam de atenção e me sinto valorizado pelos moradores, eles me tratam muito bem e ajudam muito no dia a dia”, disse.
De janeiro a março de 2024, foram coletados 35.417,94 toneladas de lixo residencial e de comércios por toda a cidade, o equivalente ao peso de 35 mil carros utilitários leves. Neste mesmo período, foram recolhidos também 714,65 toneladas de resíduos manualmente e 2.497 toneladas com uso de máquinas, principalmente em córregos e bota-foras irregulares. E mais: 4.359,45 toneladas retiradas de fossas, além de 13.643,11 toneladas de entulhos descartados nos 26 ecopontos espalhados pelas oito regiões do município.
Lidando com uma produção de lixo elevada e práticas equivocadas, como descarte irregular, formação de bota-fora em via pública e despejo em cursos d’água, os trabalhadores da limpeza urbana desempenham uma função extra importante de educar e conscientizar a população. Este é mais um motivo de orgulho para eles, como fez questão de destacar um dos mais experientes servidores da equipe de Contagem, Walter Borges, que mora na região Ressaca e trabalha há 15 anos com limpeza urbana, atualmente, no ecoponto do bairro Recanto Novo, no Nacional. “Tem muitos motivos que me deixam feliz de trabalhar na limpeza da cidade, além de ajudar o meio ambiente, temos um papel de educar as pessoas. É muito gratificante dar minha contribuição com o meu trabalho”, comentou.
Descarte correto
Vale lembrar que 100% da cidade conta com serviço de coleta convencional e 71 bairros são atendidos pela Coleta Seletiva. As ações de capina, varrição e roçada são realizadas constantemente, seguindo o cronograma a fim de atender as oito regiões do município. A população pode contribuir com a preservação da cidade, fazendo o descarte correto dos resíduos, solicitar o atendimento dentro do programa “Contagem Mais Limpa” e denunciar irregularidades pelo e-mail limpeza.urbana@contagem.mg.gov.br e pelo WhatsApp, no número (31) 97313-0018, que é exclusivo para envio de mensagens de texto, áudio ou imagens. Ou ainda na Administração Regional mais próxima
Confira os os números da Limpeza Urbana no balanço de janeiro a março de 2024: